Galeria

Roteiros: Organizando Prazos com Engenharia Reversa

Organização é TU-DO! Eu adoro trabalhar e ser produtiva, com a mesma intensidade que amo NÃO FAZER NADA!

Por querer fazer tudo logo e rápido, sou muito propensa ao burn out (esgotamento/estafamento) e isso faz com que eu repetidamente incorra na mesma lição de que cuidar da minha saúde mental, emocional e física é tão importante quanto produzir e trabalhar.

Um elemento CHAVE disso é a organização, em especial no controle de prazos pra cumprirmos todas nossas responsabilidades cotidianas.

No meu caso, uma técnica que uso pra tudo é engenharia reversa. Eu me planejo de trás pra sempre, partindo do meu objetivo e fazendo o caminho contrário. Isso cabe como uma LUVA no gerenciamento de atividades e prazos – em especial quando administramos muitos processos.

Isso ficou muito mais fácil com o PROJUDI, PJE pois temos um tempo de leitura para intimação que já nos permite uma programação e por isso, fica mais fácil cria uma espécie de Roteiro.

Análise Inicial & Planejamento

  • Passo 1: Ler a Peça ou Despacho
  • Passo 2: Análise de Complexidade e Estimativa de Tempo
  1. Qual é o nível de prioridade dessa tarefa?
  2. Como está sua disponibilidade de tempo?
  3. Qual o nível de complexidade da peça?
  4. Qual sua estimativa de tempo necessário para fazer essa petição?
  5. Qual o seu prazo?
  6. Será necessário fazer pesquisas?
  • Passo 3: Fazer Linha do Tempo
  • Passo 4: Programar no Calendário/Lembretes com Alarme

Tudo vai variar conforme suas demandas diárias, a velocidade com a qual você pretende conduzir o processo, o nível de complexidade da peça. Por exemplo, uma apelação demanda muito mais que Embargos de Declaração. Se você é mais experiente, talvez não precise de tanto tempo. Talvez queira cumprir o prazo o mais rápido possível e é um processo que tem urgência/prioridade no seu portfólio. Enfim…

Ilustração do Método

Tomemos como exemplo uma simples petição de manifestação nos autos de um Cumprimento de Sentença. Um dos corréus teve penhorado o valor total da obrigação solidária. A sentença não rateou os valores e por isso, ele questiona que deveria incorrer em tão somente no bloqueio de 50% do valor total, solicitando o desbloqueio do restante. O prazo para manifestação é de 15 dias e meu prazo final é 06 de julho de 2021. Como posso organizar isso?

A prioridade é baixa, pois tenho outras atividades mais urgentes que precisam ser cumpridas antes. A peça é simples e não demandará muito tempo, por isso estimo que um intervalo de uma semana é suficiente.

Nossa linha do tempo (engenharia reversa) é:

  • protocolo na data final;
  • revisão da peça um dia antes (veja dica final 2);
  • rascunho com um intervalo de dois dias (veja dica final 3);
  • pequisa de jurisprudência, doutrina e legislação dois dias antes do primeiro rascunho;
  • esboço de teses e relatório;
  • leitura da petição da parte contrária.

Se você não sabe por onde começar…

Em especial quando é algo que eu não sei nem por onde começar, ler a peça e fazer um relatório é FUNDAMENTAL! Quando não sei o que fazer, me dá um certo pânico e isso foi algo que desenvolvi com o tempo – hábito de início de carreira!

  • Qual o pedido da outra parte?
  • Quais os seus argumentos?

Isso já delimita e me dá uma noção de qual será meu primeiro passo, por isso, são sempre as primeiras atividades de qualquer roteiro meu.

Melhor Aplicação da Técnica

Essa técnica é especialmente maravilhosa pra contratos volumosos. Já tive contratos mensais com grandes empresas e e assessoria jurídica a município, em que atuamos em todas as demandas do cliente. Essa engenharia reversa foi TUDO pra mim na atuação desses contratos, em especial por me permitir ter espaço na agenda pra LAZER – exercício, meditação, tempo com a família. Enfim, tudo aquilo que é importante para sermos bons profissionais e termos uma vida plena.

Dicas Finais

  1. Se você está começando ou não tem tanta experiência, sempre tente se antecipar, acompanhar o processo, ver o despacho antes mesmo da publicação. Assim, você pode fazer tudo com muita calma.
  2. Se você trabalha sob supervisão, ajuste o intervalo se sua peça precisa ser revisada por seu superior e já informe desde o início quando você pretende submeter a peça para revisão e qual o prazo final quando o fizer.
  3. Entre o esboço e a revisão, tenha um espaço suficiente para refrescar a mente e analisar a peça com outros olhos. Naturalmente, quanto mais complexo e maior seu prazo, maior será esse intervalo.
  4. Inclua tempo na sua rotina pra cuidar de você, pois quanto melhor sua bateria e estado mental, mais fácil e claro tudo será. Deixe um espaço pra cultivar seu bem-estar. Nossos clientes são MUITO importantes, mas sua prioridade é você. Quanto mais feliz e saudável estivermos, melhor os atenderemos!

Equilíbrio é tudo, disciplina é chave e organização é fundamental.

From People-Pleaser to Bold Lawyer Paula Camila Pinto

Keys to a Bold-Lawyer Mindset from my perspective. 
  1. From People-Pleaser to Bold Lawyer
  2. Roteiros: Organizando Prazos com Engenharia Reversa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s