Quem você está se tornando?

Nós estamos constantemente nos construindo. Através das nossas escolhas – que, consequentemente, se transformam em ações – estamos nos tornando a pessoa que seremos (somos). 

Aristóteles disse: “Após termos agido de uma forma conforme a virtude é que adquirimos virtudes. O mesmo sucede em relação às outras artes; porque a prática é nosso principal meio de instrução no caso das coisas que só fazemos bem quando as sabemos fazer. Por exemplo, é construindo que nos tornamos pedreiros, tocando lira que nos tornamos músicos. Do mesmo modo é praticando a justiça que nos tornamos justos e praticando a temperança que nos tornamos sóbrios e moderados nos nossos desejos; assim como, finalmente, é fazendo ATOS DE CORAGEM que nos tornamos corajosos. … O mesmo acontece com as paixões, os desejos e a cólera. Porque o hábito de nos comportarmos, nas mesmas circunstâncias, uns de uma maneira e outros de outra, leva a que os homens se tornem, uns, sábios e moderados; os outros, debochados e arrebatados. Enfim, é da repetição dos mesmos atos que nascem os hábitos; e eis por que é necessário que as ações estejam submetidas a um modo determinado, porque é das suas diferenças que nascem os diversos hábitos. Portanto, não é indiferente que nos acostumemos desde tenra idade a agir desta ou daquela maneira.”

Por isso, é tão importante que estejamos sempre despertos para tudo aquilo que nos rodeia: como lidamos com os outros, como tratamos o próximo, como cuidamos de nós mesmos, como nos portamos em determinada situação. Conscientes de que, a cada momento, a cada escolha, a cada ação, estamos construindo quem somos. Não é o passado que ecoa eternamente, pois nada é imutável. Tudo está em constante transformação. É o nosso presente que se transforma no futuro, que um dia será o presente. 

Logo, se nos mantivermos atentos a como estamos agindo e reagindo aos estímulos da vida, poderemos fazer escolhas conscientes, que nos levarão exatamente até onde desejamos chegar. Uma espécie de aposentadoria da felicidade. Pois, da mesma forma que investimos e guardamos dinheiro para assegurar a paz no futuro, também deveremos cultivar tudo aquilo que coadune com nossos sonhos e objetivos. Afinal, é este alinhamento de valores, pensamentos e ações que permite mantermo-nos na estrada que nos levará ao lugar onde nos sentiremos realizados. 

exercício da semana

Se após ler tudo isso e pensar que você quer isso pra sua vida. Aqui está um pequeno exercício para trazer esta prática para sua existência: ao longo do dia, faça pequenos intervalos para refletir sobre como você tem agido. Quando você estiver parado no trânsito, em uma fila, enfim… ao invés de pegar o smartphone, ler tweets, facebook… REFLITA sobre o que aconteceu até então. Como você se comportou? Você se sentiu bem com a forma com a qual você se conduziu? Como você agiu reflete quem você quer ser? Se sim, ÓTIMO! Continue. E se não, o que você vai fazer para se alinhar mais?! 

Com o tempo, isto será NATURAL e isso acontecerá a todo instante, até quando você se tornará imediatamente consciente! Lembre-se: a prática leva a perfeição!

Sucesso!
Com Amor,
Paula Camila Pinto