Mude você, mude o mundo.

Penso que um dos motivos pelos quais é tão fácil ficar insatisfeito hoje é que estamos sempre olhando para o mundo e apontando o que há de errado nele. É natural que o modelo de sociedade que construímos seja imperfeito, pois ele é um reflexo dos seus criadores: nós (mais sobre isso aqui). Contudo, o lado perigoso deste pequeno bad habit é que criamos um ciclo interminável de pensamento e perspectiva negativos.

Cada “problema” é um limite, um obstáculo que pode e deve ser superado. E ao superá-los iremos crescendo também, aprendendo mais sobre nós mesmos, sobre os outros. Estamos caminhando JUNTOS! Ninguém chegou “lá” ainda… acreditem!

Há uma enorme necessidade de compaixão, de Amor pelo próximo. É preciso o olhar compreensivo para enxergar no outro não apenas a maldade, a incompetência, a má-vontade… mas alguém que também tenta lidar com todos esses problemas que vemos por aí: horas de transporte público lixo, uma carga de trabalho pesadíssima, quase nenhuma hora para o lazer, para si…. some-se a isso todos os nossos complexos, as lembranças dolorosas. Já pensou? Se não está sendo fácil pra você, imagine para o colega do lado.

Por isso, é tão importante que qualquer um que se incomode com as coisas como são… que FAÇA ALGO! Mas algo além de reclamar! Algo além de julgar o colega ao lado: estender as mãos, ser educado no trânsito, não furar fila, não estacionar na vaga para idosos/deficientes, não participar de uma fofoca no ambiente de trabalho, não se entregar a preguiça, não jogar seus problemas em cima de qualquer um, não esperar que os outros supram sua carência emocional. Assuma a responsabilidade por si! 

Em minha pequena jornada sobre a Terra, durante meus muitos questionamentos, pensei em mudar o sistema político, o sistema econômico, o sistema educacional, o trânsito, as leis… mas então, eu percebi algo: EU preciso mudar! O ser HUMANO precisa mudar… porque afinal, nós somos o pilar de tudo o que existe. E se nós mudarmos, ainda que tudo isso pareça tão pequeno, estaremos sim, mudando o mundo.

Ghandi disse que devemos ser o espelho da mudança que queremos ver no mundo.  Então, se você quer REALMENTE mudar o mundo, comece com um pequeno grande passo: mudar a si mesmo. 

Que mudanças você pode promover em você para ajudar a mudar o mundo?