Psicologia Positiva

Martin Seligman é um psicólogo estadunidense que, estudando o modelo tradicional de doenças da psicologia, percebeu três falhas: (1)a psicologia tornara-se vitimologista e patologista, esquecendo-se de que as pessoas eram responsáveis por sua própria conduta, capazes de fazer escolhas e tomar decisões; (2) a psicologia esquecia-se da sua missão de tornar as pessoas a se tornarem mais produtivas, mais felizes; (3) na ânsia em reparar o que não estava funcionando, não ocorria aos psicólogos desenvolver ferramentas para auxiliar as pessoas a serem mais felizes, intervenções positivas.

Com outros psicólogos, desenvolveu a chamada Psicologia Positiva, a qual deveria se preocupar com as forças, tanto quanto com as fraquezas; se importar em construir as melhores coisas da vida, tanto quanto em reparar as piores; e se focar tanto em tornar as vidas das pessoas mais gratificantes e alimentar alto desempenho/talento, quanto em curar patologias.

É uma abordagem interessantíssima! A palestra dada por Seligman ao TED aborda os tipos de vida feliz, suas características, sobre intervenções positivas sendo criadas e testadas; a comparação do poder do prazer e do significado! Apesar de não ser recente (2004), ainda é uma abordagem extremamente moderna e sobre a qual pouco se fala. É um bom começo para entender este ramo da psicologia que tem mudado a abordagem da performance humana, sendo, inclusive, uma das influências do coaching.