Se alguém perguntasse agora o que você gostaria de mudar em você ou na sua vida, você provavelmente responderia com uma lista gigantesca. Estamos sempre em busca de mais. Há sempre algo que pode ser melhorado. É fácil apontar tudo aquilo que não está funcionando ou nos deixando infelizes nas nossas existências. E, por essa razão, não é difícil cair no velho ciclo da reclamação e da negatividade.
Ao tomarmos conhecimento de que algo não está como gostaríamos, é fácil entrar naquele na aspiral nada produtiva com um diálogo interno do tipo: “Mas por que me deixei chegar a este ponto?”, “Por que eu fiz isso comigo?”, “Se eu tivesse feito diferente…”, “Por que eu não consigo mudar?”, “Por que a vida é injusta?”… e todas aquelas perguntas cujas respostas não ajudarão a sair do lugar. Na pior da hipóteses, a situação se torna tão cansativa que o caminho menos doloroso é ignorar o que está acontecendo e aí sim… nada muda mesmo!
Anthony Robbins costuma dizer que o que não está crescendo, está morrendo. É da natureza que tudo esteja em constante desenvolvimento. Por isso, vai sempre existir algo que pode ser melhorado!. Nós vamos sempre ficar com a pulguinha atrás da orelha com aquilo que ainda não está perfeito e isso é MARAVILHOSO! A insatisfação ou decepção é o combustível para mudança!. Contudo, é preciso abordar a situação de forma produtiva.
#1. Elimine qualquer diálogo negativo
Jamais se permita demorar em pensamentos negativos do tipo que apenas te colocam para baixo e te fazem focar no problema. O prêmio é a solução! Mude as perguntas: “Como eu posso agir neste momento para resolver esta situação?”, “Há algo que eu não estou percebendo?”, “O que eu posso fazer a partir de agora pra tornar isto melhor?”.
#2. Para ir além, não é preciso desdenhar o que você tem agora.
Crescer e desenvolver está no nosso DNA. Vamos ser sempre inquietos! E isso é maravilhoso! Contudo, não quer dizer que, por eu querer estar em outro lugar, que eu preciso odiar onde eu estou agora. Pelo contrário, onde estamos agora é o resultado do nosso melhor! É o melhor que poderia estar acontecendo neste momento. O fato de eu ter amadurecido e percebido que eu posso ir além, não diminui o valor de tudo o que eu conquistei até agora.
#3. Pratique a gratidão e seja feliz!
É importantíssimo sermos sempre gratos! Pesquisas já concluíram que aqueles que praticar um pequeno exercício de gratidão aumenta os níveis de felicidade e satisfação instantaneamente. Sem mudar nada! E se o que importa mesmo é ser feliz, aprenda a valorizar tudo o que você conquistou até hoje. A pessoa que você é, aqueles que estão ao seu redor e tornam sua existência mais agradável. Não deixe que o nosso desejo natural de crescimento impeça você de aproveitar seu presente!
Lembre-se: mudar, crescer, desenvolver… faz parte! Vamos sempre estar querendo melhorar alguma coisa, mas ao invés de se demorar no aspecto negativo disso, utilizemos isto como nosso combustível, encarando os nossos desafios cotidiano com vigor, ânimo e coragem… sem jamais deixar de ser feliz AGORA, no presente, apreciando e agradecendo por tudo o que já conquistamos!
Sucesso!
Com Amor,
Paulinha.