Como mudar a si mesmo: passo zero.

Nas últimas semanas, o assunto do blog tem sido o poder que nos temos de mudar o mundo. Isto é: mudando a nós mesmos! Mas como fazer isso?

Um processo de mudança começa com a reflexão: que pode ser provocada pelo caos, quando tudo está desmoroando ao seu redor e você é impelido a uma reflexão (algo como: DEUS, POR QUÊ, DEUS?)Ou nasce de uma vontade interna e verdadeira de progredir e se desenvolver. Possivelmente, alguma insatisfação, mas nada tão fora de controle.

Tudo o que recebemos da Vida, do Universo… é um reflexo daquilo que emanamos. Seja em nossos pensamentos, sentimentos, ações, atitudes. Por isso, a pergunta crucial é: o que eu estou fazendo está em consonância com o que eu quero para mim? E então, você vai olhar para si como você olharia para seu concorrente a um cargo público eletivo: passe o pente-fino! Pense sobre como você tem gastado seu tempo, se tem sido produtivo.

Claro, seu namorado não lhe dá atenção: mas o que você tem dado para ele? E seus pais? Eles estão sempre tão distantes e ocupados? E você, tem arrumado um tempinho para eles? Seu emprego está um saco: mas você tem sido um bom funcionário? Tem procurado se organizar e produzir, ou passa a manhã inteira no facebook lendo fofoquinhas? SEJA HONESTO! 

Vamos fazer um pequeno (grande) exercício:

Separe, pelo menos, 30 minutos para fazer isto. De preferência, em um lugar tranquilo, onde você não será interrompido! Você precisará de 2 folhas em branco!

PRIMEIRA PARTE

  1. Pegue uma folha de papel em branco e divida-a em três colunas.
  2. Na primeira coluna, você vai escrever tudo o que está errado com a sua vida, todas as suas preocupações, tudo o que te aborrece, que te desanima, que tira sua energia. Faça isso por um tempo. Respire fundo. Não tenha pressa! Desabafe!
  3. Na segunda coluna, você vai escrever a sua vida ideal! Imagine-se radiante, super feliz, animado, o que você estaria fazendo? Com quem? Onde? Teria uma carreira que te possibilitaria oferecer ao mundo suas melhores habilidades? Um lugar só seu pra morar? Seria mais tolerante com seus irmãos, mais presente na vida dos seus filhos… enfim… a vida dos sonhos!
  4. Agora, volte para a primeira coluna e risque tudo o que não depende você! A conjectura político-econômica, o aquecimento global, a programação horrível da TV aberta, a manipulação da Globo. Pronto! Isto já está resolvido.
  5. Olhe, então para as duas colunas e pense: qual é o seu papel neste cenário? Que atitudes suas tem contribuído para a coluna nº 1 e que atitudes tem te mantido longe da coluna nº2?
  6. Na terceira coluna, você vai escrever tudo aquilo que você PODE fazer para resolver os problemas da coluna 1 e se aproximar da coluna 2.

SEGUNDA PARTE

Agora que você já tem um roteiro daquilo que você precisa modificar em sua vida,. Mas se você quer ir além, é preciso estabelecer metas e objetivos. Como diz o Tony Robbins: Se você fala sobre isso, é um sonho; se você visualiza, é possível; mas se você agenda, é real”. 

  1. Pegue uma folha em branco e divida-a em três colunas.
  2. Na primeira coluna, coloque tudo aquilo que você pode fazer em um curto prazo  de tempo (1 semana). Por exemplo, se seu problema é desorganização, no primeiro final de semana, você pode fazer uma limpa no seu quarto/escritório.
  3. Na segunda coluna, escreva os itens que você precisa de mais tempo para resolver (1 mês). Por exemplo, você precisa cuidar melhor da sua saúde, então, você se programa para agendar consultas médicas, exames, fazer um check-up.
  4. Na terceira coluna, coloque seus objetivos a longo prazo (6 meses). Por exemplo, você quer uma carreira nova, aprender uma nova língua. Então, você pode se matricular em um curso, procurar uma escola de idiomas ou estudar online, assistir mais palestras, ler livros sobre desenvolvimento? Enfim!

O objetivo deste exercício é promover uma reflexão e te dar um panorama da sua situação. Fazê-lo compreender que, em realidade, o poder de mudar sua vida está em suas mãos, mas para isso, você precisar trabalhar duro. Dar seu suor e seu sangue! Ou, na expressão de Steven Pressfield: deixar de ser um amador e tornar-se um profissional.

Olhe suas listas com frequência e veja se você está caminhando em direção ao que você deseja. Ao final de cada semana, mês ou semestre veja se você cumpriu suas metas para este período. A mudança é possível! Só depende de você!